Thich Nhat Hanh e as 15 formas práticas de encontrar o teu "Zen" no trabalho

O trabalho representa uma área importante das nossas vidas, nem sempre pacífica ou em equilíbrio. Deparamo-nos com uma grande dose de exigência, ambição, concorrência, insatisfação ou até ambientes tóxicos nos quais não nos sentimos bem.

De acordo com o grande mestre do budismo Zen, Thich Nhat Hanh, para que possamos estar num lugar em que nos seja possível contribuir verdadeiramente para um negócio, é necessário cultivar primeiro a harmonia, amor e felicidade interior.
Neste artigo recordamos um legado que Thich Nhat Hanh nos deixou, com os 15 passos necessários para elevarmos a nossa consciência no trabalho: 

  1. Começa o teu dia com 10 minutos de meditação.
  2. Reserva algum tempo para te sentares e desfrutares do pequeno-almoço em casa.
  3. Lembra-te todos os dias da tua gratidão por estares vivo(a) e teres 24 horas novinhas em folha para viver.
  4. Tenta não dividir o teu tempo entre “o meu tempo” e “o do trabalho”. Todo o tempo pode ser o teu próprio tempo se permaneceres no momento presente e se mantiveres em contacto com o que está a acontecer no teu corpo e na tua mente. Não há nenhuma razão para que o teu tempo no trabalho seja menos agradável do que o teu tempo em qualquer outro lugar.
  5. Resistas ao impulso de fazer chamadas no telemóvel quando vais e regressas do trabalho ou quando tens compromissos. Permite-te esse tempo para estares contigo, com a natureza e com o mundo que a rodeia.
  6. No local de trabalho, cria uma zona de respiração onde possas ir para  acalmar, parar e descansar. Faz pausas respiratórias regulares para regressar ao teu corpo e trazer os teus pensamentos de volta ao presente.
  7. À hora do almoço, come apenas a tua comida e não os teus medos ou preocupações. Não almoces na tua secretária. Muda de ambiente. Vai dar um passeio.
  8. Faz um ritual ao beber o teu chá. Pára de trabalhar e olha profundamente para o teu chá para veres tudo o que foi necessário para o fazer: as nuvens e a chuva, as plantações de chá e os trabalhadores que colhem o chá.
  9. Antes de ires para uma reunião, visualiza alguém muito pacífico, atento e hábil a estar contigo. Refugia-te nessa pessoa para te manteres calma e tranquila.
  10. Se sentires raiva ou irritação, não digas ou faças nada de imediato. Regressa à tua respiração e segue a inspiração e a expiração até te acalmares.
  11. Pratica olhar para o teu chefe, os teus superiores, os teus colegas ou os teus subordinados como teus aliados e não como teus inimigos. Reconhece que trabalhar em colaboração traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. Sabe que o sucesso e a felicidade de todos é o teu próprio sucesso.
  12. Expressa regularmente a tua gratidão e apreço aos teus colegas pelas tuas qualidades positivas. Isto transformará todo o ambiente de trabalho, tornando-o muito mais harmonioso e agradável para todos.
  13. Tenta descontrair-te e restabelece-te antes de ir para casa, para não levares contigo a energia negativa acumulada ou a frustração.
  14. Reserva algum tempo para relaxar e voltar a ti quando chegas a casa antes de iniciar as tarefas domésticas. Reconhece que o facto de seres multitarefa significa que nunca estás totalmente presente para uma só coisa. Faz uma coisa de cada vez e dá-lhe toda a tua atenção.
  15. No final do dia, escreve um diário com todas as coisas boas que aconteceram no teu dia. Rega regularmente as tuas sementes de alegria e gratidão para que possam crescer.